Ouvidoria FAFIMAN

A institucionalização e implantação da Ouvidoria na FAFIMAN – Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari encontra-se de acordo com as recomendações do Parecer do Conselho Estadual de Educação/Câmara de Educação Superior nº 06/2014.

Fale com a Ouvidoria

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, reclamações e denúncias.

É um órgão de apoio estratégico e especializado, além de eficaz mediador na busca de soluções de conflitos e eficiente agente promotor de mudanças. Atenta aos princípios constitucionais de legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência. A Ouvidoria é uma via de comunicação, imparcial e independente, consolidada como instrumento de democracia participativa.

Ademais, é uma obrigação da Administração para garantir direitos da população, proporcionando a participação democrática dos usuários no cotidiano da Instituição, por meio de denúncias, reclamações, elogios etc.

Na FAFIMAN, a ouvidoria é uma ligação entre toda a comunidade e a Fundação.

Assim, a Ouvidoria da FAFIMAN tem como função receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as sugestões, reclamações, denúncias, críticas, elogios, dentre outros, apresentados pela comunidade interna (servidores, docentes, estudantes da Instituição) e pelas pessoas da comunidade externa. É de sua competência acompanhar a tramitação das providências adotadas e garantir resposta ágil à manifestação exposta pelo cidadão.

As atividades da Ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar o que chega. A partir das informações trazidas pela comunidade, a ouvidoria pode identificar melhorias, recomendar mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade. Após interpretar as demandas, tem como conhecer o grau de insatisfação do seu público.

Ademais, a Ouvidoria é uma forma eficaz e útil para divulgar as informações da FAFIMAN, em atendimento ao que estabelece a Lei de Acesso à Informação.

O órgão tem como objetivo principal auxiliar no aperfeiçoamento do Estado e na busca da eficiência e austeridade administrativa da FAFIMAN, a qual tem como foco a atuação nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

Servidores, docentes, estudantes e comunidade externa (qualquer pessoa física ou jurídica).

A ouvidoria não possui um rol taxativo dos assuntos por ela tratados, sendo alguns deles:

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento dos serviços prestados e do funcionamento da instituição.

Elogio: demonstração, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido. Os aspectos positivos da instituição.

Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da FAFIMAN.

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a qualquer serviço prestado pela FAFIMAN.

Denúncia: apontamento de prática de ato irregular ou ilícito.

A ouvidoria não possui um rol taxativo dos assuntos por ela tratados, sendo alguns deles:

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento dos serviços prestados e do funcionamento da instituição.

Elogio: demonstração, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido. Os aspectos positivos da instituição.

Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da FAFIMAN.

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a qualquer serviço prestado pela FAFIMAN.

Denúncia: apontamento de prática de ato irregular ou ilícito.

Os dados não podem ser acessados por outras pessoas que não sejam do setor da ouvidoria, a não ser com autorização ou por decisão de Juiz, em processo do Poder Judiciário.

O prazo para resposta é de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa.

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